O concelho vai ser no próximo fim de semana, dias 23, 24 e 25 de Abril, palco das Comemorações do 25 de Abril. Esta é uma iniciativa de índole cultural, com a qual a Câmara Municipal pretende assinalar o 36.º Aniversário do chamado “Dia da Liberdade”.
As comemorações que pretendem aliar música, cultura e arte têm início no dia 23 de Abril, às 18h00, no Museu Municipal, onde decorre a inauguração da Exposição de Pintura de Mário Rocha. O autor da exposição nasceu em Perre, Viana do Castelo, em 1954 e dedica-se à pintura desde 1968. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, e actualmente reside em Gondomar. Tem um atelier próprio e desde 1975 já participou em inúmeras exposições individuais e colectivas por todo o país e no estrangeiro de onde se destaca Espanha, Luxemburgo e França. Em Junho de 2006 expôs no Externato Senhora do Carmo e está ,ainda, representado com 22 quadros na Assembleia da República Portuguesa.
No dia 24 de Abril tem lugar, às 21h00, no Auditório Municipal, o Lançamento do livro de Joaquim Correia Duarte, intitulado “Douro em Chamas”. O autor do livro nasceu na freguesia de Paus, Resende, em 1940, passou a sua infância em Felgueiras (Resende), cursou Filosofia e Teologia nos Seminários de Lamego e licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade do Porto sendo membro da Academia Portuguesa da História desde 14 de Fevereiro de 2007. É, também, autor das obras “Resende e a sua História” (volumes I e II), “Resende na Idade Média”, “Resende no século XVIII” , editou ainda três romances históricos que caracterizam os usos e costumes da região: “A carta que chegou tarde demais”, “As Meninas da Comenda” e “As Monjas de Portejães”.
No mesmo âmbito das comemorações os visitantes poderão assistir aoEspectáculo Musical “Melodias de Abril”, no dia 24 de Abril, no Auditório Municipal, às 22h00, concretizado pelos jovens do concelho.
Para o dia 25 de Abril estão agendadas as cerimónias oficiais, a partir das 10h00, no edifício dos Paços do concelho, com a actuação da Banda de Música “A Velha” de S. Cipriano, Resende, seguida do Hastear das Bandeiras e daCerimónia Oficial no Salão Nobre da Câmara Municipal.