Uma turma de alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica do 2.º Ciclo de Resende participou na actividade tradicional da apanha da cereja, numa acção desenvolvida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal.
A actividade, que se encontra inserida no projecto curricular de turma intitulado "Mãe-Terra", decorreu numa propriedade do produtor Rogério da Silva situada em S. João de Fontoura.
Durante a visita os alunos ouviram atentamente as explicações do produtor que alertou para o facto da cereja ser um fruto delicado e como tal é necessário adoptar alguns cuidados aquando da sua apanha.
Após as explicações, os alunos deitaram mãos à obra e colheram alguns quilogramas de cereja, sendo que ainda tiveram oportunidade de provar o delicioso fruto.
Com a realização desta actividade pretendeu-se divulgar o património rural e o «saber-fazer» nos domínios etnográfico e antropológico, perceber o papel decisivo que o seu conhecimento e preservação tem na manutenção da identidade e, sobretudo, na valorização da população concelhia, bem como conservar os conhecimentos e práticas de saberes ancestrais.