A Câmara Municipal de Resende assinou, no passado dia 20 de Maio, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, um protocolo de colaboração com o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA), com vista à criação e desenvolvimento de uma Rede de Observatórios para a Literacia e Inclusão Digital (OLID) em Resende.
Esta Rede de Observatórios, no município, visa monitorizar os usos sociais e educativos das tecnologias digitais no município; contribuir para o aprofundamento teórico e empírico sobre tipologias de uso dos media em Portugal e conhecer os factores que beneficiam e limitam a literacia e inclusão digital, em âmbito local.
O protocolo prevê, ainda, o desenvolvimento de projectos de investigação orientados para o conhecimento aprofundado da literacia e inclusão digital e apoio à Autarquia prestando assessoria nas iniciativas que venham a desenvolver no âmbito da rede de observatórios.
Contribuir para o desenvolvimento da formação de agentes sociais e educativos, em particular, autarcas, empresas de media, professores e pais para a literacia e inclusão digital e facilitar a criação de sinergias, em rede, entre os agentes envolvidos na produção, gestão, circulação e uso dos media digitais são outros objectivos que farão parte do protocolo.
A estrutura da Rede de Observatórios Municipais integra uma Comissão Executiva, constituída por membros do CETAC.MEDIA e das Câmaras Municipais parceiras, e por um Conselho Consultivo, formado pelos representantes das Câmaras Municipais e de outras organizações locais e, ainda, por um representante da Universidade Aberta. O Conselho Consultivo é presidido pelo Coordenador Científico do CETAC.MEDIA, Fernando Ramos.
Este protocolo estende-se ainda às Câmaras Municipais de Amarante e da Maia, esta última representada pela Academia das Artes da Maia, Produções Culturais – E.E.M., bem como à Universidade Aberta.