O Museu Municipal associou-se às comemorações da Noite e do Dia Internacional dos Museus, assinalado em todo o Mundo no dia 18 de Maio.
Do programa constou visitas guiadas a todas as exposições patentes e visualização dos filmes e documentários: “Uma viagem pelo Rio Douro em barco rabelo”, “Caldas de Aregos em 1945”, “Edgar Cardoso, pontes no Douro”, “Mestre Joaquim Alvéolos, o Oleiro de Fazamões”, “Viagem ao coração do Douro” e “O Ciclo da Vinha”.
À noite, numa acção dirigida aos utentes beneficiários do programa Saúde e Termalismo Sénior, teve lugar no Hotel Douro Park, em Caldas de Aregos, uma palestra intitulada “Conhecer e Viver a Região”.
Mas as iniciativas prolongar-se-ão até ao fim do mês com o projecto Rota dos Monumentos Românicos que, no dia 28 de Maio, conta com a participação da Universidade Sénior de Penafiel que vai realizar uma visita guiada pela arte românica do concelho e um olhar sobre os espaços sagrados que se apresentam num contexto característico desta arte no Norte de Portugal.
Para dia 29 de Maio, a partir das 16h00, no Museu Municipal, encontra-se prevista a inauguração da exposição de pintura, “Chão Fecundo”, da pintora Teresa Portela e apresentação dos livros “A Minha Raiz” e “Bom Dia, Pai”, do poeta e escritor, António Correia.
Através deste conjunto de iniciativas, o Museu Municipal consubstancia o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para 2010, que visa os “Museus e Harmonia Social”, apelando aos museus de todo o mundo a criação constante de “pontes” entre culturas, que contribuam para a integração e harmonia sociais.