A nona edição do Festival da Cereja de Resende realiza-se no último fim-de-semana deste mês, estando prevista a presença de 120 produtores regionais e toneladas de cerejas.
São esperados cerca de 10 mil visitantes, que terão a oportunidade de apreciar "as primeiras cerejas do ano em toda a Europa", referiu uma fonte da autarquia.
Como novidade desta edição, a autarquia salientou a parceria estabelecida com a CP e uma empresa de autocarros para facilitar a viagem até à sede do concelho, disponibilizando horários de transporte especiais entre as estações do Porto e da Ermida (Resende). As viagens até ao centro da vila serão asseguradas pela JoaltoDouro.
A CP terá três ligações (duas Inter-Regionais e uma Regional) com partidas do Porto e três viagens de regresso com início na estação da Ermida. A ligação Regional sai de São Bento às 9.55 horas, faz paragem em todas as estações, e chega à Ermida, às 11.58 horas. As ligações Inter-Regionais saem às 9.15 horas de São Bento e às 7.25 horas de Campanhã.
Os visitantes terão à sua espera na estação da Ermida um autocarro que fará a ligação até ao centro da vila de Resende. No final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.
As partidas da estação da Ermida iniciam-se às 17.18 horas (ligação Inter-Regional), mas quem quiser ficar até mais tarde tem a oportunidade de regressar às 17.58 horas (Regional) ou às 19.20 horas (Inter-Regional).
O certame inicia-se às 15 horas do dia 29 e, nessa tarde, a animação estará a cargo dos grupos "Roncos e Coriscos" e "Brigada 14 de Janeiro", seguindo-se, a partir das 21.30 horas, um concerto do grupo de música tradicional "Andarilhos" e um espectáculo de fogo de artifício.
No dia 30, às 15 horas, realiza-se o cortejo temático, dedicado ao tema "Histórias de Encantar na Terra das Cerejas", onde desfilam cerca de mil crianças que frequentam as escolas do concelho.
A histórias de "A Bela e o Monstro", "Pocahontas", "Peter Pan", "Pinóquio", "Pequena Sereia", "Mulan" e "Corcunda de Notre Dame" vão ser encenadas pelos jovens do concelho.
"O papel principal é atribuido à cereja. E como resultado à Bela será oferecida uma cereja e não uma flor. O navio do conquistador inglês, John Smith, chega à terra desconhecida carregado de baús cheios de cerejas onde encontra a índia Pocahontas", explicou a fonte da autarquia.