Esta publicação contém as «estórias» do contador Henrique Saraiva, ilustradas pelos alunos do Pré-escolar, postais ilustrados elaborados pelos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e um conjunto de registos de momentos da actividade Oficina do Conto, desenvolvida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal, com todos os Jardins de Infância e 17 turmas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
A cerimónia contou com animação musical por um grupo de alunos da Escola do 2.º Ciclo de Resende, acompanhada da projecção de imagens da actividade Oficina do Conto desenvolvida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal.
Numa pequena intervenção, o Contador de «estórias» Henrique Saraiva afirmou que “esta viagem foi paz, alegria, amizade; foi tudo o que um velho pode ter. Voltei a navegar nos barcos rabelos, voltei a comer caldo de carne de cabra e sardinhas salgadas e, se Deus quiser, terminarei a viagem com todos vós no meu coração, determinado a, enquanto vivo for, não esquecer esta viagem que no Douro ninguém, julgo, a não ser nós, teve”.
Para a Vereadora do Pelouro da Cultura, Dulce Pereira, “esta edição transmite o que um homem de 88 anos fez durante alguns meses com os nossos alunos, traduzindo de uma forma simbólica as actividades realizadas na Oficina do Conto durante o ano lectivo. É uma publicação que conta as «estórias» do nosso rio Douro, dos rabelos, que nos traz a memória da vida e do esforço dos Arrais de Resende”.