O programa iniciou-se com uma recepção pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Resende, Dulce Pereira, no Museu Municipal, onde foi realizada uma visita guiada às exposições ali patentes e oferecido um Porto d’ Honra onde não faltaram as Cavacas de Resende.
A visita prosseguiu com uma deslocação à Santa Casa da Misericórdia de Resende, onde o Vice-Provedor, Horário Semblano, abriu as portas daquela instituição para dar a conhecer as valências de que dispõe e as que se encontram em fase de construção. Trata-se de uma instituição com um vasto trabalho desenvolvido em prol das crianças, jovens e idosos, com uma grande capacidade de empreendedorismo e inovação que devem servir de exemplo para a sociedade.
Seguiu-se a reunião de trabalho com o Conselho Director do Clube, onde o Governador ficou a par dos projectos que o Rotary de Resende pretende realizar sob o lema do presente ano rotário “Fortalecer Comunidades, Unir Continentes”.
A visita culminou com um jantar festivo num restaurante local, que contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Resende, do Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia, do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende, Joaquim Alves, e com rotários dos Clubes de Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes e Penafiel.
Durante a sua intervenção, a Presidente do Clube, Carla Silva, sublinhou como objectivos prioritários a instalação da Universidade Sénior no concelho, a necessidade de aumentar o quadro social, reforçando a divulgação do rotary como organização humanitária, acrescentando que “a estratégia de actuação para o próximo ano rotário passa pelo aprofundamento do relacionamento institucional com as mais diversas instituições e organismos do concelho”. Finalizou fazendo referência ao lema para este ano “vamos estimular e fomentar o ideal de servir, tendo como base o lema para este ano rotário: Fortalecer Comunidades, Unir Continentes!”
Por sua vez, o Governador do Distrito referiu que o Rotary Clube de Resende “apesar de jovem, tem a noção exacta da responsabilidade de que aquilo que fizer de bem repercute-se na sociedade em que estão inseridos”, afirmando que neste clube vê a filosofia do rotary que “é estar na comunidade e saber congregar quem dá mais de si antes de pensar em si”.