A Câmara Municipal de Resende e a Federação Portuguesa de Motonáutica organizaram, com o apoio da Tur Aregos, no passado fim-de-semana, uma Acção de Formação da Fórmula Futuro, em Caldas de Aregos.
A iniciativa decorreu no âmbito da quarta jornada do respectivo Campeonato Nacional e destinou-se a jovens dos 8 aos 16 anos, divididos pelas cinco classes que compõem esta categoria. Na classe 1 participaram crianças da faixa etária dos 8 aos 9 anos, da classe 2, dos 10 aos 11, da classe 3, dos 12 aos 13. Na classe 4 inscreveram-se jovens com 14 e 15 anos e na classe 5 participaram aqueles que tinham 16 anos de idade.
As provas avaliam a destreza em velocidade e a perícia ao comando da embarcação de cada atleta. Assim, na classe 1 José Afonso Pereira, e único atleta desta classe, alcançou a primeira posição com 400 pontos. Na classe 2 Pedro Cardoso arrecadou o primeiro lugar, Francisco Almeida ficou em segundo e Teresa Almeida em terceiro. O primeiro lugar da classe 3 foi amealhado por Álvaro Leite, sendo que Tiago Pereira ficou em segundo e Micael Oliveira em terceiro. Diogo Câmara conquistou o primeiro lugar da classe 4 seguido de João Nobre e Gonçalo Pinto. Na classe 5 Sebastião Rodrigues chegou ao primeiro lugar deixando para trás Leandro Guerreiro e José Carlos Magalhães.
As embarcações utilizadas pelos atletas foram os semi-rigidos, com 3,4 metros de comprimentos e motor de 8 a 15 cavalos, onde os amantes desta modalidade puderam vivenciar a experiência de comandar uma embarcação.
A Fórmula Futuro é uma forte aposta da Federação Portuguesa de Motonáutica e tem como objectivo dinamizar a modalidade, privilegiando a Iniciação / Formação de jovens na modalidade, para que possam tornar-se em futuros pilotos das categorias de competição.
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, explica esta iniciativa como “uma das muitas formas que estamos a lançar para termos o nosso reencontro com o Douro”.