O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, procedeu à entrega de prémios a 186 animais, número que corresponde a um total de 18.600 euros, no âmbito das Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional.
Desde 2005 que o Município de Resende atribui estes incentivos, por uma única vez e por animal, um prémio de cem euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa, com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, tendo ou não sido abatidos.
É na Serra do Montemuro que a criação de gado bovino de Raça Arouquesa é mais relevante, local onde parte significativa da população, ainda, vive da agricultura e sobretudo da reprodução desta raça. Ainda como incentivo a esta produção animal a Autarquia isenta todos os produtores que utilizarem o Matadouro Municipal da Taxa Municipal devida pelo abate de bovinos.
A par da atribuição dos incentivos constou, ainda, do programa da Feira um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa e respectiva entrega de prémios.
Para o Presidente da Câmara Municipal, António Borges, “esta é uma forma de apoiar muitos dos nossos lavradores que têm nestes apoios o único sinal para continuar a criação de gado em Resende. Este ano a nossa satisfação é reforçada pelo facto de termos atribuído mais incentivos. Espero que no próximo ano possamos já atingir as duas centenas.”