A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Borges, e de um representante da equipa de apoio às escolas do Douro Sul e da DREN, Cristina Correia.
Os Prémios de Mérito Ministério da Educação foram criados com o objectivo de distinguir, em cada escola, o melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e o melhor aluno dos cursos profissionais, tecnológicos ou do ensino artístico especializado. Os alunos premiados, Pedro Almeida (Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias) e Tânia Raquel Alexandre (Curso Profissional de Turismo) recebem um valor pecuniário de 500 euros e um diploma alusivo à distinção. Foram ainda distinguidos 19 alunos, dos vários níveis de ensino, que conseguiram atingir o quadro de excelência da Escola. Desta forma pretende-se incentivar a continuidade das práticas que visam o trabalho e o mérito.
Esta iniciativa do Ministério da Educação, que tem tido grande receptividade junto da comunidade educativa, pretende ser um estímulo para os estudantes, na medida em que se valorizam os seus interesses e motivações, se reconhece o trabalho e o desempenho escolares, ao mesmo tempo que se distingue o mérito e a excelência.