A actividade física e o seu benefício na saúde física e psicológica dos idosos foi o tema predominante neste encontro que contou com a presença de mais de 50 profissionais ligados ao desporto, à saúde e às ciências sociais e humanas, que viram nesta iniciativa uma oportunidade de complementar os seus conhecimentos relativamente ao seu contributo na prevenção de patologias nos idosos como a diabetes e o colesterol.
Durante a manhã foi feita uma abordagem teórica com as intervenções do director de Podologia do Instituto Politécnico de Saúde do Porto, Domingos Gomes, com o tema “A Importância do Exercício Físico: Avaliação prévia de capacidades”; e da professora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Joana Carvalho, que explorou a temática “Actividade Física no Idoso: Benefícios e Recomendações para as boas práticas”.
À tarde deu-se início a parte prática que decorreu nas instalações das Termas de Caldas de Aregos onde foram trabalhados exercícios de hidroginástica, flexibilidade, alongamento, relaxamento, resistência e de coordenação motora sob a orientação de dois professores Licenciados em Educação Física, Dárida Castro e Rui Duarte. Estes exercícios visaram, sobretudo, mostrar formas de favorecer a mobilidade articular e muscular e promover o aumento da temperatura corporal.
Refira-se, ainda, que serão realizadas posteriormente mais duas conferências: uma no dia 16 de Outubro que terá como tema “Como Lidar com a Deficiência”; e, outra no dia 13 de Novembro que abordará a “Depressão na Terceira Idade”.