A actividade, que conta com o apoio do projecto do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) “Resende mais Solidário”, iniciou-se no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros onde as crianças que frequentam o pré-escolar participaram entusiasticamente na construção de cata-ventos, fantoches e bolas de trapos, e as crianças do 1.º ciclo criaram bonecas de trapos, saquinhos de pano, carrinhos e aviões de madeira.
No atelier vão participar ainda os alunos do 2.º ciclo do ensino básico que vão realizar bordados em quadrillé e linho, e criar o jogo do galo e das damas.
Com esta iniciativa pretende-se recriar junto das crianças os brinquedos de fabrico artesanal, mostrando-lhes os brinquedos de outrora e orientado-os no fabrico dos mesmos, utilizando diversos materiais usados e de fácil acesso, tais como remendos de tecidos, lãs usadas, botões, paus de madeira e arames.
Nos dias 26 a 29 de Outubro e 3 de Novembro, o Museu Municipal recebe as crianças das Escolas de S. Cipriano, S. Romão, Ovadas, Freigil e os jardins-de-infância de S. Cipriano, S. Romão e Freigil.
A actividade com os alunos do Centro Escolar de Resende realizar-se-á entre os dias 3 a 12 de Novembro e os alunos do 2.º ciclo participam no fabrico de brinquedos entre os dias 16 a 19 de Novembro.