Foi perante um Auditório repleto de profissionais de saúde e da educação que os conferencistas abordaram a temática ressalvando que a inclusão das pessoas portadoras de deficiência deve ser incentivada por todos, sendo que devemos salientar os aspectos positivos das pessoas diferentes e respeitar sempre a sua autonomia e liberdade.
A manhã contou com a intervenção de Daniel Serrão com o tema “Ética na abordagem da Multideificiência” onde o orador transmitiu que não existem pessoas deficientes, mas pessoas com maior ou menor grau de eficiência. Seguiu-se a oradora Isabel Soares com o tema “Integração e Aceitação da Diferença” onde apresentou o testemunho de pais que vivem com esta realidade.
A iniciativa continuou da parte da tarde com a conferencista Sandra Ferreira que abordou o tema “Minimizar a Incapacidade / Maximizar a Funcionalidade”, apresentando estratégias que podemos adoptar para a integração de pessoas que são diferentes. Os trabalhos encerraram com as oradoras Paula Gouveia e Patrícia Macho que abordaram o “Estigma Social da Doença Mental”.
De referir que este ciclo de conferências termina a 13 de Novembro com o tema “Depressão na Terceira Idade”.