O Grupo Parlamentar do BE vai apresentar na Assembleia da República um programa de incentivos à produção horto frutícola e uma proposta de regulamentação da pequena agricultura que simplifique procedimentos e lhe retire a pesadíssima carga burocrática.
O anúncio foi feito pelo deputado Pedro Soares durante um encontro com agricultores, que encheram por completo o salão dos Bombeiros Voluntários da vila de Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul, uma das freguesias mais afectadas pelo grande incêndio que, no passado mês de Agosto, fustigou esta zona do país durante mais de 15 dias.
O deputado do BE, que preside à Comissão Parlamentar de Agricultura, ouviu os vários agricultores queixarem-se de ainda não terem recebido qualquer apoio para a alimentação do gado que perdeu o seu alimento devido à destruição das pastagens, à desvalorização do preço da madeira, aos prejuízos da praga do nemátodo do pinheiro e da negligência do Governo face à doença, que vai obrigar ao abate de cerca de 200 mil hectares de pinhal.
José Manuel Pureza, líder parlamentar, parafraseou um dos agricultores presentes ao afirmar que “não há mundo rural sem agricultura e não há país sem mundo rural” para sublinhar o empenho do Bloco na mudança do cenário e da paisagem da região, “muito castigada pelo abandono e pelo desinvestimento”.
Pedro Soares garantiu ainda que o Bloco de Esquerda vai estar muito atento ao processo de atribuição dos subsídios à alimentação do gado, e exigir o desbloqueamento dos fundos comunitários destinados a apoiar o trabalho das Zonas Intervenção Florestal.