O Município de Resende assinalou o dia 5 de Outubro, dia da Implantação da República em Portugal, com a cerimónia de entrega do Prémio Rebelo Moniz, ao longo da manhã, e à tarde com a colaboração da Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho as Comemorações do Centenário da República.
As comemorações dos 100 anos da República decorreram ao longo de todo o dia, no Auditório Municipal de Resende, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Borges e do representante da Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho, Eduardo Natividade.
Durante a manhã os alunos foram distinguidos com a atribuição do Prémio Rebelo Moniz que todos os anos premeia os alunos com melhores resultados. Foram premiados 144 jovens, sendo que os alunos do 2º e 3º ciclos receberam um diploma e um cheque no valor de 124,79 e no ensino secundário o aluno com melhor média final obtida recebeu um diploma e um cheque no valor de 149,64 euros, o segundo melhor 124,79 e o terceiro melhor 99,76 euros, somando no total 17,818.50 euros em prémios.
As celebrações continuaram durante a tarde com duas conferências subordinadas ao tema República. No primeiro painel “Sons da República”, o investigador musical, José Moças, presenteou a plateia com excertos musicais da República gravados em 1910. Na segunda conferência “O Ideal Republicano”, o professor da Escola Secundária D. Leonor em Alvalade e, também historiador, Miguel Nunes Carvalho, referiu-se aos ideais e valores republicanos e às alterações na reforma total do modelo de governação de Portugal.
O encerramento das comemorações culminou com declarações do Presidente da Câmara Municipal, António Borges, do representante da Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho, Eduardo Natividade, e com um concerto da Banda de Música a “A Nova” de S. Cipriano.
O Presidente do Município, António Borges, agradeceu a todos os palestrantes e à associação Antão de Carvalho a jornada magnífica. Referiu, ainda, que “a minha função será sempre uma função de ganhar o futuro e de confirmar um caminho de comunidade activa, viva, afirmativa e participativa naquilo que é a construção de algo melhor para todos”, acrescentando que “devemos consagrar a República como um momento de esperança, um momento de construção”.
O representante da Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho, Eduardo Natividade, agradeceu a todos os conferencistas a sua colaboração e felicitou o Presidente do Município pela sua adesão às comemorações juntamente com a associação. Referiu, ainda, nomes de republicanos de Resende, que fizeram parte da história da República e cujas biografias farão parte, juntamente com outros nomes republicanos durienses e transmontanos, de um livro que a associação irá publicar.