Os livros são provenientes da colecção particular de Jorge Saraiva, detentor de uma das maiores colecções nacionais de manuais escolares que percorreram gerações, desde o século XVIII até ao fim da ditadura salazarista. Recorde-se que este espólio esteve exposto na Faculdade de Psicologia do Porto, Museu Militar (Porto), Biblioteca Municipal de Matosinhos, Junta de Freguesia de Custóias (Matosinhos), Jardim Abade de Baçal (Bragança) e Câmara Municipal de Resende.
Será, também, distribuído pela comunidade escolar um panfleto alusivo às comemorações da Implantação da República, enquanto que os alunos do 9.º ano realizarão trabalhos sobre a temática na disciplina de História.
2010 é tempo de recordar e festejar a República, proclamada há 100 anos, em 5 de Outubro de 1910. Com esta iniciativa pretende-se comemorar um momento importante da história nacional, que marcou profundamente a sociedade, as instituições e valorização da nossa cultura histórica, a assunção de uma maior consciência e responsabilidade patrimonial, o aprofundamento de uma cultura humanista e universal, bem como a construção de uma sociedade mais justa e solidária.