O Auditório Municipal recebeu, no dia 13 de Novembro, a conferência subordinada ao tema “A Depressão na Terceira Idade” com intervenção de Joana Roncon, Mestre em Psicologia da Saúde e psicóloga na Casa de Lordelo da Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo.
Na conferência participaram cerca de 100 profissionais de instituições que prestam apoio a idosos, entre directores técnicos, técnicos e auxiliares com intervenção na terceira idade e, ainda, outros técnicos que exercem a sua profissão na área social.
A conferencista abordou a temática destacando que a depressão é um dos principais preditores da qualidade de vida da pessoa idosa, em todos os domínios considerados, sendo que níveis mais elevados de depressão, predizem menor qualidade de vida. Trata-se de uma condição patológica não inerente ao processo de envelhecimento, passível de tratamento e de remissão de sintomas, sendo que ao intervir na depressão pode iniciar-se um importantíssimo passo na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.
Recorde-se que esta foi a última conferência de um ciclo de três conferências realizadas na área da acção social que o Município promoveu em parceria com o CLDS - “Resende mais Solidário”.