Cerca de 1000 voluntários estiveram, no sábado e domingo, às portas de superfícies comerciais em 20 concelhos do distrito de Viseu, a recolherem alimentos numa acção a nível nacional levada a cabo pelo Banco Alimentar Contra a Fome. No distrito de Viseu foram recolhidas mais de 90 mil toneladas de alimentos, que agora vão ser entregues aos mais necessitados.
Estes números superam em muito os da recolha realizada no passado mês de Maio.
Catarina Sobral, responsável pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu, realçou que “os viseenses mostraram mais uma vez que estão solidários com os mais pobres. A responsável salientou que “a solidariedade não foi afectada pela crise, muito pelo contrário”, e espera que “a próxima campanha de recolha de alimentos possa estender-se a todos os concelhos do distrito”.
“As notícias diárias de problemas sociais acabaram por sensibilizar todos para esta situação. Além disso, já existe uma maior confiança no nosso trabalho”, disse Catarina Sobral, que lembrou a criação da instituição, em Viseu, há apenas um ano.
Os alimentos recolhidos, na sua grande maioria arroz, massa e leite, vão ser distribuídos ao longo do ano pelas 58 instituições com as quais o Banco Alimentar de Viseu já assinou protocolos de apoio. No entanto, espera-se que devido á crise que o país atravessa, mais instituições poderão juntar-se à lista.