O novo equipamento, no valor de 2 milhões de euros, abriu portas no início deste ano lectivo acolhendo mais de 400 crianças provenientes de 6 jardins-de-infância e 10 escolas básicas do 1.º ciclo situados nas freguesias de Anreade, Cárquere, Felgueiras, Miomães e Resende.
Para além de 13 salas de aula destinadas ao 1.º ciclo e 7 salas de actividades para o pré-escolar, o edifício contempla sala multiusos, sala polivalente, biblioteca/mediateca, auditório, refeitório, bar, gabinete de direcção, secretaria/repografia, arquivo, gabinete da associação de pais e encarregados de educação, sala de professores e educadores, sala de pessoal de apoio educativo e vestiários, gabinete de psicologia e primeiros socorros.
Os espaços exteriores contemplam as vertentes lúdica, pedagógica e desportiva com áreas pavimentadas, zonas arborizadas, uma área para pomar/horta, campo de jogos para complemento das actividades físicas ao ar livre, cuja localização beneficia da proximidade do pavilhão desportivo da escola preparatória e um parque infantil de apoio ao ensino pré-escolar.
Recorde-se que este é o segundo Centro Escolar instalado no concelho de Resende, sendo que o Centro Escolar de S. Martinho de Mouros foi inaugurado em 2007 pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, albergando mais de 200 crianças das freguesias de S. Martinho de Mouros, Barrô, Paus e S. João de Fontoura, encerrando na altura 14 estabelecimentos de ensino.
Ambos os equipamentos são espaços modernos que apresentam um conjunto de valências como quadros interactivos em todas as salas de aula, as novas tecnologias da informação, o desporto, a música e as línguas estrangeiras.
De referir ainda que permanecem em funcionamento no concelho três jardins-de-infância e quatro escolas primárias situados nas freguesias de Freigil, S. Cipriano, S. Romão e Ovadas. Encontra-se já em concurso público a empreitada para a construção do terceiro Centro Escolar, na localidade de S. Cipriano que irá albergar os cerca de 150 alunos que frequentam estes estabelecimentos de ensino.
A inauguração deste novo Centro Escolar marca a importância de uma maior qualidade de ensino para todos os resendenses, num esforço para que a educação seja de todos, para todos e igual para todos. Este é o objectivo das políticas de educação do executivo camarário liderado por António Borges, sendo que o caminho só estará concluído com a construção do Centro Escolar de S. Cipriano.