Este é um Projecto Nacional da iniciativa do Ministério da Educação e que corresponde à estratégia da União Europeia, que definiu o Empreendedorismo como um conjunto de competências que estão na base da inovação, da mudança, da formulação de objectivos e da capacidade para assumir riscos, planear e gerir projectos, entre outras. O Empreendedorismo faz lembrar o mundo dos negócios, mas também tem muito a ver com a Educação, pois um dos objectivos da escola é formar alunos autónomos. E este projecto é uma óptima ferramenta para desenvolver um conjunto de competências susceptíveis de concretizar este grande objectivo, ajudando os jovens nas suas opções vocacionais, na transição para a vida pós-escolar e na entrada do mundo do trabalho.
Tal como já aconteceu o ano lectivo transacto, e com grande sucesso, a cereja, como principal produto, marca e chamariz turístico do concelho, será o móbil das várias ideias/projectos a apresentar. E em Resende está quase tudo por fazer, pois os produtores limitam-se a apanhar a cereja e a vendê-la localmente, não havendo apostas visíveis na melhoria do sector da comercialização (embalagens, marketing…) e no aproveitamento dos respectivos derivados (aguardentes, licores, geleias, cerejas em calda, cerejas em vácuo, chá, almofadas e luvas de caroços…).
Já está constituída a comissão do Projecto, que envolve docentes, psicólogos e representantes do pessoal não docente, dos pais e alunos. As parcerias já estão estabelecidas (ACER-Associação de Cerejas de Resende, APROCER-Associação de Produtores de Cerejas do Douro, Câmara Municipal de Resende, Embalagens Namora e Juntas de Freguesia de Resende, Paus, S. João de Fontoura e Anreade). A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro irá prestar assessoria. O coordenador e dinamizador do Projecto é o Prof. Adérito Lopes.
O cronograma das actividades a desenvolver ao longo do ano lectivo já foi dado a conhecer e já está a ser implementado. Podem candidatar-se grupos de alunos com o mínimo de 2 elementos e um máximo de 5. Cada grupo terá sempre a orientação de um docente. Prevê-se que cerca de 75 alunos adiram a este projecto transversal, que se espera tenha implicações no futuro da economia de Resende, ajudando a criar empreendedores.