A Câmara Municipal de Mesão Frio, a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio e o Instituto de Segurança Social de Vila Real assinam na próxima sexta-feira, pelas 10h30, no Auditório Municipal, o Protocolo de Compromisso do Contrato Local de Desenvolvimento Social, para o Concelho de Mesão Frio. O CLDS de Mesão Frio surge, após os resultados assinaláveis do extinto projecto “Mesão Frio Integra”, do Programa Progride, de forma a dar seguimento às sinergias comunitárias geradas pelo projecto “Mesão Frio Integra”, bem como dar provimento às necessidades identificadas e às fragilidades socioeconómicas de Mesão Frio, procurando assim evitarem-se eventuais retrocessos às evoluções alcançadas. Outra prioridade destes Contratos Locais de Desenvolvimento Social é suster, com uma intervenção estruturada na área do desenvolvimento local como resposta à redução da intensidade dos fenómenos de pobreza e da exclusão social.
O Programa CLDS tem como objectivo promover a inclusão social dos cidadãos de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão e territórios deprimidos, permitindo assim dar seguimento à intervenção iniciada no âmbito do Programa Progride. O CLDS de Mesão Frio intervirá em quatro eixos fundamentais para o desenvolvimento local: a) emprego e formação, com a criação de gabinetes de atendimento na área da empregabilidade para acompanhamento do processo de inserção e ou qualificação ou requalificação profissionais e apoio ao empreendedorismo, e acções que incentivem a articulação entre empregadores e potenciais empregados. b) intervenção familiar e parental, com a criação do Centro de Recursos e Qualificação para o desenvolvimento de acções de apoio à comunidade e às famílias. c) capacitação da comunidade e instituições, através do desenvolvimento de acções de formação e acções facilitadoras do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação. d) informação e acessibilidade, através do desenvolvimento de acções de formação e acções facilitadoras do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação.
O CLDS de Mesão Frio será constituído por uma equipa multidisciplinar: um coordenador, um Gestor/Economista, um Educador Social, um Sociólogo, um Psicólogo, um animador Sociocultural.