O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, assinou com o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, o contrato de financiamento para a Regeneração Urbana da Vila de Resende, numa cerimónia realizada no dia 22 de Dezembro, no auditório do Centro Escolar de Resende.
Perante um auditório repleto de público, a cerimónia iniciou com a apresentação dos projectos, pelo autor Jorge Topa, que fez uma explicação elucidativa, apresentando imagens ilustrativas das obras em causa.
Durante a cerimónia, António Borges afirmou que por um lado, “o objectivo estratégico desta regeneração é concluir a requalificação da sede do concelho que iniciamos no terceiro Quadro Comunitário de Apoio, mas também melhorar o carácter urbano e valorizar a vila” e, por outro “criar uma nova ambição na relação de Resende com o Douro enquanto veículo de oportunidades e espaço de afirmação, numa lógica de valorização do território na sua dimensão urbana e territorial, mas também na sua dimensão económica. O que pretendemos é que o processo de ligar a sede do concelho ao Douro seja um objectivo estratégico do futuro”.
Para Carlos Lage “Resende é uma vila com uma implantação geográfica extraordinária privilegiada na região do Douro, no Douro património e o parque urbano onde vai ser construído vai permitir a abertura de Resende com o rio Douro como algo que lhe vai dar outra dimensão e outra coerência, estabelecendo-se como elemento qualificador da vila que se vai modernizando. A arquitectura do fórum municipal tem a sua audácia e criatividade, e o resultado vai ser surpreendente” acrescentou ainda que “a forma como a Câmara de Resende, o seu Presidente e os Técnicos trabalharam neste projecto foi verdadeiramente exemplar”.
A Regeneração Urbana da Vila de Resende compreende a empreitada para a construção do Fórum Municipal e Espaço Adjacente (no lugar do Mercado Municipal), arranque do Parque Urbano e Módulos de Apoio a Eventos (na variante à EN 222, junto ao Auditório Municipal) cujo projecto orçado em cerca de 3 milhões de euros será comparticipado por fundos comunitários, no âmbito do programa 'Política das Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana'.
O objectivo é requalificar o centro urbano da sede do concelho e suprir algumas das carências que este ainda apresenta, com o propósito de aumentar a qualidade de vida da sua população, disponibilizando um cada vez maior e qualificado conjunto de equipamentos públicos e espaços verdes para a fruição e lazer de todos.
Relativamente ao Parque Urbano, a intervenção prevê a criação de um estacionamento público descoberto, uma plataforma para a realização da feira quinzenal e para a realização de actividades lúdicas e culturais ao ar livre; módulos de apoio a actividades culturais; instalações sanitárias públicas e estrutura amovível a implantar à margem da plataforma de estacionamento; arranque do parque urbano da vila de Resende; parque infantil; parque de merendas e circuito de manutenção ao ar livre.
No que diz respeito ao Fórum Municipal, este sustentará uma nova centralidade, substituindo o actual mercado municipal construído nos anos 80 e que se encontra em avançado estado de degradação. O novo mercado será constituído por um pequeno conjunto de 8 lojas comerciais, com acesso directo pelo exterior e, no seu interior, por 8 bancadas para vendedores de frutas e legumes, 2 lojas para floristas, 2 peixarias, 3 talhos, 1 gabinete para a DRA e 1 gabinete para a administração.
Com a concretização deste projecto pretende-se a contínua requalificação, modernização e revitalização sustentada do aglomerado urbano da vila de Resende.