O Clube Desportivo e Recreativo da Juventude de Anreade, cujos atletas têm uma particularidade – são, na sua maioria, jogadores da Selecção Nacional de Cadetes Masculinos que está sediada em Resende –, começa a disputar a 2.ª fase do Campeonato Nacional da II Divisão – seniores masculinos no dia 5 de Fevereiro. [Ver Calendário de Jogos]
Na 1.ª jornada, o CDRJ Anreade vai enfrentar um adversário de peso, o Clube Nacional de Ginástica, única equipa que terminou invicta a 1.ª Fase, com 4 pontos de vantagem sobre o Sport Operário Marinhense, 2.º classificado na Zona C.
Na ronda inaugural do escalão secundário serão disputados igualmente os jogos entre o Clube Desportivo da Póvoa (1.º Zona A) e o Vitória Sport Clube (2.º B) e entre o Famalicense Atlético Clube (1.º B) e o Sport Operário Marinhense (2.º C).
Campeões da III Divisão na época de 2008/2009 e a disputar a II Divisão com as cores do CDRJ Anreade sob o comando técnico do cubano José António Rojas, os cadetes masculinos treinam diariamente em Resende, onde cumprem um estágio permanente, cujo trabalho global arrancou em 2007, após o acordo firmado entre a FPV e a Câmara Municipal de Resende.
E todos têm beneficiado com esta situação. Após terem conquistado o título na III Divisão, os cadetes sagraram-se campeões nacionais e vice-campeões mundiais a nível escolar, pela Escola ES/3 D. Egas Moniz, onde cumprem o ano lectivo.
E se a região beneficia de ter atletas de alto nível como aqueles que compõem a Selecção, José Antonio Rojas também se mostra satisfeito com a situação:
“Tem sido muito importante para esta Selecção a participação no Campeonato Nacional da II Divisão, pois os nossos cadetes têm defrontado jogadores com 25, 26, 27 anos e que possuem já uma experiência assinalável no Voleibol. O facto de defrontarmos jogadores com outro nível de jogo permite-nos desenvolver o pensamento táctico e melhorar em termos individuais.
Creio que temos grandes probabilidades de podermos vir a disputar o play-off do título”. [Ver Modo de disputa]
Mas as conquistas dos cadetes não se ficam por aqui e transcendem a mera questão desportiva:
“É inegável que estas vitórias são importantes para este grupo e também para o Voleibol de Portugal. Mostram que há um viveiro de jogadores que se está a formar para integrar a pré-Selecção Nacional de Juniores e de Seniores. Mas, simultaneamente, também estamos a realizar outro tipo de trabalho, que se prende com a questão educativa e formativa. Isso é muito importante no crescimento destes jovens, pois prepara-os para a vida e não apenas para o desporto.
Em Resende, trabalhamos todos os pontos: a escola, a casa, a disciplina, a educação...
Muitos destes jovens não sabiam viver em comunidade, como um colectivo, e começaram a aprender aqui. Há que formá-los como jogadores e como pessoas, para serem úteis ao desporto mas igualmente à sociedade. Essa é a nossa batalha com estes jovens”.
A Selecção Nacional de Cadetes Masculinos encontra-se em regime de concentração permanente na vila de Resende, treinando no Pavilhão Municipal de Resende e no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade.
Os atletas cumprem na Escola ES/3 D. Egas Moniz e no Externato Afonso Henriques o ano lectivo e competem ao fim-de-semana pelo CD Recreativo Juventude de Anreade, que disputa a II Divisão de Seniores Masculinos.
Mais informações: www.fpvoleibol.pt/nacional/10_11/menu.htm