"2011 será um ano muito difícil para todos. Os portugueses verão ainda mais o seu poder de compra reduzido, em resultado da situação económica do país. As nossas famílias serão confrontadas com mais dificuldades, dado o aumento generalizado dos preços de bens e serviços, das taxas de juro e da diminuição de salários.
A Junta de Freguesia será igualmente afectada por esta conjuntura, vendo a sua capacidade de investimento reduzida, em outras razões, pela redução das verbas do FFF transferidas pelo Estado cerca de 2000€. A Junta de Freguesia de São João de Fontoura tem tido como principal preocupação política o apoio aos Fontourenses, e são várias as medidas que tem adoptado no sentido de aliviar as nossas famílias de constrangimentos financeiros (desde apoio a natalidade, vacina aos idosos e rastreio mensal de colesterol, diabetes e tensão arterial). Por isso, e porque a formação das nossas crianças e jovens não deve ser afectada pela crise económica, propõe-se, como medida excepcional de apoio às famílias Fontourenses, suportar o encargo financeiro na aquisição dos manuais escolares do primeiro ao quarto ano de escolaridade, a partir do próximo ano lectivo.
Abdicando de outras iniciativas e porque os Fontourenses estão em primeiro lugar, a Junta de Freguesia de São João de Fontoura dá assim, uma vez mais, o seu contributo para a melhoria das condições de vida da sua população."
Serão abrangidos todos alunos residentes na freguesia, o valor será o que os encarregados de educação pagam dependendo do escalão.