O Auditório Municipal de Mesão Frio acolheu, no passado Domingo, 30 de Janeiro, um Encontro de Janeiras, promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio, com o apoio da Fundação Inatel. A animação da tarde de cantares das janeiras esteve a cargo do Grupo de Cantares “Rabelos do Douro”, de Fontelas, Peso da Régua, o Grupo de Cavaquinhos da Fundação de Santo António, de Vila Boa do Bispo, e o Grupo Coral de Mesão Frio, acompanhado pelo Grupo Scherzzo da Associação local “Os Alio Virio, que encantaram o repleto Auditório Municipal.
O Grupo de Cantares “Rabelos do Douro” apresentou um repertório composto por um misto de cantares de janeiras e por músicas populares durienses, que em muito contribuiu para a animação da tarde. O Grupo de Cavaquinhos da Fundação de Santo António, composto por elementos que fazem voluntariado junto dos utentes idosos na Fundação que lhes dá o nome, apresentou um conjunto de músicas ligeiras que serviram de aperitivo para a actuação do grupo da casa, o Grupo Coral de Mesão Frio. Acompanhado pelos Scherzzo, da responsabilidade do Prof. Diamantino Nogueira, o Grupo Coral de Mesão Frio arrebatou a assistência com uma imponente actuação. O reportório apresentado pelo Grupo Coral de Mesão Frio foi, na sua essência, baseado no Cancioneiro de Barqueiros notável obra da música popular duriense, tendo terminado, como é hábito, com a entoação do Hino de Mesão Frio. No final, a Câmara Municipal de Mesão Frio ofereceu um lanche aos grupos participantes, onde estes puderam retemperar forças da intensa tarde musical vivida no Auditório Municipal de Mesão Frio.
Tem sido uma forte aposta do Executivo da Autarquia de Mesão Frio a promoção de eventos de cariz cultural e tradicional e, a julgar pelas casas cheias que o Auditório Municipal tem sido brindado, a Porta do Douro está receptiva a este tipo de actividades culturais. Desde o teatro à música, os mesãofrienses têm aderido de forma positiva às iniciativas levadas a cabo pela Autarquia de Mesão Frio.