A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, em Mesão Frio, de 25 de Janeiro a 18 de Fevereiro, um rastreio ao Cancro da Mama. A campanha está centrada no sexo feminino, concretamente em mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos de idade.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro promove, em Mesão Frio, de 25 de Janeiro a 28 de Fevereiro, um rastreio ao Cancro da Mama. O público-alvo são mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos de idade. A acção de rastreio decorrerá no Centro de Saúde de Mesão Frio, através de uma Unidade Móvel que se encontra estacionada junto do Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 17h, até ao dia 18 de Fevereiro.
A LPCC enviou já uma carta/convite ao público-alvo do Concelho a convidar ao Rastreio por Mamografia, que são realizados na Unidade Móvel de Mamografia que se irá encontrar estacionada no Centro de Saúde. Os exames ali realizados serão posteriormente enviados para o Centro de Leitura da LPPC no Porto que, no caso de os resultados serem duvidosos, convocará a utente para uma consulta de aferição, a fim de realizar exames complementares. No final do rastreio a LPCC envia para os médicos do Centro de Saúde de Mesão Frio uma listagem das mulheres rastreadas e respectivos resultados.
A medida insere-se na 1ª volta do Programa de Rastreio ao Cancro da Mama organizado pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e estará em Mesão Frio de 25 de Janeiro a 18 de Fevereiro, no Centro de Saúde de Mesão Frio. Esta iniciativa é realizada através de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Norte e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.