A Selecção Nacional de Andebol Juniores A permaneceu em Resende, entre os dias 7 e 13 de Março, num estágio de preparação para garantir a sua presença na fase final do Campeonato do Mundo de sub-21, que vai decorrer na Grécia.
O programa incluiu diversas actividades desportivas e de lazer nas Termas de Caldas de Aregos e encontros amigáveis com as selecções da Noruega e Dinamarca no Pavilhão Municipal de Anreade.
O primeiro encontro de preparação decorreu no dia 8 de Março entre as selecções nacionais de Juniores A de Portugal e Noruega, num jogo muito disputado que terminou com um empate a 28 golos. No dia 9 de Março, a Selecção Portuguesa levou a melhor e conseguiu vencer por 32-23. No terceiro jogo de preparação disputado com a Noruega, no dia 11 de março, a Selecção Portuguesa, ao intervalo perdia por 9-11, mas conseguiu dar a volta ao jogo acabando por ganhar com uma vantagem de 23-21. Estas duas Selecções finalistas do último Campeonato da Europa de Sub-20, realizado na Eslováquia, disputaram um último jogo no dia 12 de Março, onde a Selecção Nacional voltou a vencer a Dinamarca por 26-24.
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, recebeu as Selecções de Portugal e da Noruega, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho e onde marcaram presença o Presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Henrique Torrinha, e o Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara afirmou que “ter em Resende os vice-campeões da Europa de Andebol e ter no fim-de-semana cerca de duas centenas de treinadores que estarão aqui em acções de formação a valorizar-se, mas também a valorizar Resende, é reconhecer a importância do Andebol e daquilo que os altos dirigentes da Federação fazem por esta modalidade desportiva. Temos consciência que o desporto, sobretudo o Andebol, constrói patamares de desempenho, de qualificação e exemplo que são muito importantes para uma comunidade como a de Resende se afirmar e ser mais competitiva”. Durante a recepção, António Borges, anunciou ainda a realização em Resende da fase final do Next<21 – Campeonato Nacional de Andebol de Juniores Masculinos da 1.ª divisão, no mês de Junho, numa iniciativa que “nos propícia a possibilidade de termos mais gente aqui em Resende”.
O Presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Henrique Torrinha, agradeceu à Câmara Municipal de Resende na pessoa do seu Presidente as acções que está a desenvolver pelo Andebol e pela promoção de Resende, pois “Resende está no mapa não só pela festa da cereja que é conhecida, mas também pelo desporto e pelo desenvolvimento harmonioso da sua população, e é isso que tem norteado o trabalho do Presidente, António Borges”.
Recorde-se que entre os dias 11 e 13 de Março decorreu em Resende o 2º Bloco do 1º Curso de Treinadores de Grau 4/ EHF PRO Master Coach, o 2º Bloco do 4º Curso de Grau 3 e o 3º Bloco do 3º Curso de Grau 3.
Estes cursos foram organizados pela Federação Portuguesa de Andebol ao abrigo do Despacho 5061/2010, de 22 de Março e do Programa Nacional de Formação de Treinadores de 7 de Abril de 2010, que contempla a carreira de Treinador Desportivo.
O Curso de Grau 4/ EHF Pro Master Coach, curso de topo de carreira, contou com a presença de 79 técnicos participantes. No Curso de Treinadores de Grau 3 irão participaram um total de 90 técnicos.
O programa dos cursos contou com uma componente prática onde os participante observaram os jogos entre Portugal e a Dinamarca e uma componente teórica que foi leccionada por 7 prelectores nacionais e internacionais.