Partindo da cereja como inspiração, já que se trata de um produto que é a marca da região e uma das principais atracções turísticas do concelho, os alunos, em parceria com a empresa Embalagens Namora, criaram uma caixa gourmet para acondicionar o precioso fruto de Resende.
A embalagem, que se encontra registada com o Modelo Nacional n.º 2252 apresenta as cerejas em destaque onde o caule e a folha são a pega, facilitando o seu transporte. Esta caixa apresenta uma série de características que a diferenciam das habituais embalagens de transporte de cereja, tais como: é prática e mais resistente, sendo também resistente ao frio, podendo ser colocada no frigorífico; permite o encaixe das caixas umas sobre as outras; é auto-armável; fácil de transportar e concretizada com material resistente e da melhor qualidade, tornando-se mais atractiva para o comprador.
O Município de Resende congratula-se com a concretização deste projecto, já que esta caixa pode vir a ser uma imagem de marca de Resende, provando que os jovens do concelho são criativos e são capazes de empreender, de trabalhar e criar produtos que se destacam pela qualidade e originalidade. Os jovens Fernando Vieira e Jorge Miranda deram um exemplo de trabalho em equipa e são um exemplo de grande esforço, dedicação e humildade para Resende e para o País.
Recorde-se que o PNEE baseia-se na máxima “Aprender-Fazendo”, o que implica que o aluno faça todo um trabalho de casa de pesquisa e organização para posteriormente pôr em prática. A iniciativa engloba ideias inovadoras e empreendedoras como é o caso desta caixa gourmet apresentada.
O objectivo do projecto é que as escolas desenvolvam iniciativas, com a intenção de incutir na comunidade educativa competências e atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa como forma de responder aos desafios futuros do desenvolvimento da União Europeia no que concerne à competitividade.
Câmara Municipal de Resende