Conhecer e provar o resultado de uma receita de séculos transmitida de geração em geração e apreciar os licores e vinhos será possível no domingo, em Resende. Mas, não só de provas de cavacas e vinhos se faz a festa, durante todo o dia grupos de música popular e tradicional animarão o espaço, aliando o doce tão afamado do concelho à animação musical.
A abertura oficial da Festa encontra-se marcada para as 11 horas com uma visita oficial aos stands de produtores de cavacas e produtores de vinhos e inauguração da exposição “Cavacas de Resende/Um Doce de Ouro”. Segue-se uma prova de vinhos e licores acompanhados pelas cavacas. A animação durante todo o dia ficará a cargo dos grupos “Concertinas de D’ Alvares” e “Baile do Vadio – Associação Andarilhos”.
Para além da feira, as cavacas serão ainda vendidas nos postos de venda habituais, devidamente sinalizados, na sede do concelho.
Como já é habitual em edições anteriores, os visitantes poderão realizar, gratuitamente, a partir das 15 horas, uma viagem no rio Douro a bordo de uma embarcação turística disponibilizada pelo Município de Resende junto ao Cais de Caldas de Aregos.
Recorde-se que as cavacas, conhecidas desde tempos imemoriais, necessitam para a sua confecção de apenas três ingredientes: ovos, farinha e açúcar, sendo que depois da cozedura são cobertas com uma calda de açúcar e farinha e o resultado são doces maravilhas, que acompanhadas por um cálice de vinho do Porto fazem as delícias de muitos. Apesar da aparente facilidade de confecção desta receita, há quem afirme que as cavacas são um doce fino que só as mulheres de Resende sabem fazer.
Anualmente são produzidos no concelho de Resende 50 mil quilos de cavacas, ou seja o equivalente a 800 mil unidades, num negócio que rende 300 mil euros.
Com esta iniciativa o Município de Resende pretende valorizar e tornar inesquecíveis os produtos tradicionais do concelho e consequentemente promover o desenvolvimento económico, atraindo visitantes a Caldas de Aregos e a todo o concelho.