Dia 18 de Abril, o Museu Municipal associa-se mais uma vez ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema central é “Água: Cultura e Património”.
De referir que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação. Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.
Assim, através desta data comemorativa, pretende-se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
Programa:
9h00 - Visita guiada à exposição temporária sobre a vida e obra de Pintos cabeleireiros.
Público-Alvo: público em geral e escolas do 1.º 2.º e 3.º ciclo/secundário do concelho.
9h45 - Apresentação e visualização do dvd promocional do concelho sobre os circuitos
da água, religioso, Queirosiano, urbano e das paisagens serranas.
Público-Alvo: público em geral e escolas do 1.º 2.º e 3.º ciclo/secundário do concelho.
10h00 - Rota da cerejeira em flor: S. João de Fontoura – S. Pedro de Paus - S. Martinho de Mouros – Barrô – Resende. Diálogo com os visitantes/turistas sobre o ciclo da cereja. Paragem nestas 4 regiões para observar o manto branco do cerejal em flor e fotografar.
Público-Alvo: grupos iguais ou superiores a 20 pessoas.
10h45 - 12h30 - Trilho dos miradouros. Narração de lendas/contos e histórias associadas à paisagem envolvente. Paragem nestas regiões para observar e fotografar.
Público-Alvo: Público em geral
14h00 - 17h00 - Tour à descoberta de Resende. Resenha histórica sobre as freguesias a visitar: S. João de Fontoura, S. Martinho de Mouros, Barrô e Resende.
Público-Alvo: Público em geral