O Governo Civil do Distrito de Viseu em colaboração com a Associação de Municípios do Vale do Douro Sul levou a efeito uma Sessão de Esclarecimentos relativa à Prevenção de Incêndios Florestais, que decorreu no dia 14 de Abril, no Auditório Municipal de Resende.
A Sessão contou com a presença do Governador Civil do Distrito de Viseu, Miguel Ginestal e do Presidente da a Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges.
Na sessão foram abordados os seguintes temas: orientações técnicas para a realização de queimadas; acções de vigilância e fiscalização; iniciativa CEI e CEI + (Contrato de Emprego e Inserção) para contratação de desempregados para limpeza da floresta; iniciativas de Voluntariado Jovem nas Florestas promovidas pelo IPJ.
Para António Borges, “esta é uma iniciativa de grande mérito que demonstra que todos estamos predispostos e disponíveis para enfrentar a época estival que se avizinha e que tem a particularidade de sinalizar as nossas preocupações no que diz respeito à gestão de combustível que existe, como se sabe, um pouco por todo o lado e que temos de cuidar e de saber tratar”.
O Governador Civil do Distrito de Viseu afirmou que “tomamos a decisão de fazer esta acção de sensibilização junto de um conjunto de parceiros, designadamente no que diz respeito às normas orientadoras para as queimadas que é sempre uma das grandes preocupações nestas zonas com maior área florestal, onde estes acontecimentos preocupam as populações, os agricultores, mas também a protecção civil que tem de ir acompanhando estes comportamentos que não são comportamentos amigos da floresta”.
A iniciativa enquadra-se no Plano Distrital de Sensibilização e tem como objectivo reforçar a sensibilização da população para evitar os incêndios florestais.
A sessão de esclarecimento revestiu-se de grande importância já que o concelho de Resende possui uma elevada área florestal, sendo que a assistência colocou diversas questões aos técnicos presentes.