Depois de ler.com/domingosmonteiro ter visitado a Freguesia de Oliveira, no passado dia 16 de Abril, à noite, na Escola EB 2,3/ S Prof. António da Natividade, decorreu mais uma acção deste projecto, que é apoiado pela Câmara Municipal de Mesão Frio e pela Fundação Calouste Gulbenkian, desta feita com os públicos das Freguesias de São Nicolau, Santa Cristina e Vila Jusã.
A dinâmica do projecto ler.com/domingosmonteiro compreende a leitura de Contos das Obras Literárias do Escritor Domingos Monteiro. No passado dia 16 de Abril, os Contos escolhidos foram “A casa assombrada” e o “Sr. Inspector”. Houve ainda espaço para a declamação de poemas do Escritor. A noite dedicada a Domingos Monteiro terminou com a encenação do conto o “Sr. Inspector”, por alunos, do 12º Ano do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. Foi ainda projectado o filme “A Mão Fechada”, do Realizador Luís Costa Ribeiro, que se inspirou num conto com o mesmo título para a produção desta média-metragem.
No dia 17 de Abril, Domingo, foi a vez da Freguesia de Cidadelhe ficar a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do Escritor oriundo da Porta do Douro. Ali, foram lidos os Contos “A dúvida” e “A menina cega”, por alunas do Agrupamento de Escolas que frequentam o 10º e 11º do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. No final, o Presidente da Freguesia de Cidadelhe, Adalberto Sampaio, agradeceu a tarde proporcionada, destacando que “nos tempos de hoje, é difícil encontrar jovens com disponibilidade, a um Domingo à tarde”, para se dedicarem à leitura e à divulgação cultural. De facto, foi uma tarde de muito interesse literário em Cidadelhe.