O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, esteve de visita a Resende no dia 20 de Maio, onde presidiu à cerimónia de entrega de uma nova viatura de apoio, oferta da Câmara Municipal, ao Centro de Saúde de Resende.
Do programa constou, ainda, uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Resende, onde Manuel Pizarro contactou de perto com o serviço de cuidados continuados que esta instituição oferece.
De referir que a Misericórdia de Resende fez uma candidatura para a construção de uma nova unidade de saúde de cuidados continuados de longa duração, num valor superior a 1 milhão de euros, comparticipado em 750 mil euros pelo programa modelar da ARS – Norte. O projecto engloba 28 camas e um centro de dia de apoio aos serviços de medicina física de reabilitação.
Durante a visita, António Borges afirmou que “Os últimos anos foram muito importantes naquilo que foi a modernização do concelho, particularmente na área da saúde. Resende tem, para além de um Centro de Saúde novo, uma unidade de cuidados continuados, que provavelmente não existe noutros pontos do país, mas existe aqui. Tem, também, uma unidade de diagnóstico avançado no serviço de imagiologia que representa um apoio importante na prestação de cuidados de saúde. Isso só foi possível com uma enorme cooperação que temos mantido com o Governo da República, confirmando um percurso de modernização, de actualização e de resolução de problemas no concelho de Resende.”
Para Manuel Pizarro, “Aqui em Resende temos andado melhor e mais rápido porque existe da parte da autarquia uma atitude positiva de ajudar a resolver os problemas. Andamos mais rápido na construção do Centro de Saúde porque tivemos a ajuda do Município, andaremos mais rápido na instalação de uma unidade de cuidados continuados, que aumentará de 10 para 28 o número de pessoas que podem ser atendidas ao mesmo tempo, porque temos a colaboração da Câmara Municipal e da Misericórdia. Temos uma atitude positiva que não se limita a identificar os problemas, mas procura encontrar soluções para que possamos construir uma vida melhor para o futuro.”
Ponto alto da visita foi a oferta de uma nova viatura de apoio ao Centro de Saúde de Resende pelo Presidente da Câmara Municipal, António Borges. Esta nova viatura vai permitir ao Centro de Saúde prestar melhores cuidados de saúde, acedendo a mais utentes no seu domicílio, utentes que não têm possibilidade de se deslocar ao Centro de Saúde e, portanto, são mais desfavorecidos.