No total foram entregues 146 certificados da iniciativa novas oportunidades a adultos que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no nível básico e no nível secundário, promovido pelo Centro de Novas Oportunidades (CNO) de Cinfães que abrange o concelho de Resende.
O Centro de Novas Oportunidades dá a possibilidade de reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências dos adultos, resultantes das experiências adquiridas em diferentes contextos ao longo da vida. A certificação obtida através deste sistema permite não só a sua valorização pessoal, social e profissional, mas também o prosseguimento de estudos/ formação.
No uso da palavra durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Resende destacou que “este é um dia de grande importância, pois estamos a consagrar a qualificação que significa mais capacidade para aceder ao mercado de trabalho, representa mais capacidade de ter melhor condição económica, mais qualificação representa melhor desempenho cívico e maior relevância social a que todos temos direito”.
Valter Lemos felicitou a Câmara de Resende pelo trabalho que tem desenvolvido na área da educação e acrescentou que “o Estado deve dar oportunidades às pessoas, é essa a função dos poderes públicos e é isso que em Resende se conseguiu. Melhorar as oportunidades das novas gerações é algo que pode satisfazer quem cá vive, mas também que dirige os destinos, quer do país, quer do concelho”.
No CNO em Resende, actualmente encontram-se a desenvolver o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, entre os níveis básico e secundário, cerca de 200 Adultos.