Resende, 12 de Junho de 2011,
Faleceu na passada madrugada na sua casa em Santa Maria de Cárquere, na freguesia onde nasceu há 81 anos, vítima de doença prolongada, o anterior Presidente da Câmara de Resende, Dr. Albino Hermenegildo de Almeida Brito de Matos.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exercia a profissão de advogado antes de ser eleito democraticamente nas eleições de 1976, pelo seu partido de sempre, o PSD, como presidente da autarquia de Resende, onde se manteve por oito mandatos consecutivos até o ano de 2001.
O seu trabalho foi caracterizado pela infra estruturação do concelho, abrindo vias de comunicação que tiraram literalmente do isolamento as povoações mais remotas, fazendo chegar a energia, água e saneamento a praticamente todo o território. A sua obra mais importante, ainda hoje de extrema utilidade para a população de Resende, foi a Ponte da Ermida, que atravessando o Douro com o concelho de Baião, permitiu uma ligação mais franca com a cidade do Porto e com o litoral do país.
Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Resende e dirigente associativo, dedicando grande parte da sua atenção à etnografia e à salvaguarda dos costumes e tradições da sua região. Dedicou-se ainda a escrita, sendo autor de diversos livros de poesia, sonetos e prosa.
Toda a sua vida foi entregue a Resende, sendo um exemplo de ética, dedicação, abnegação e capacidade de trabalho, razão pela qual foi sempre reconhecido como um autarca de referência no Partido Social Democrata.
O funeral realiza-se terça-feira às 17:00, na freguesia de Santa Maria de Cárquere.