Ao longo de cada capítulo, descreve-se cada um dos tipos de cancro, chamando a atenção para os sinais de alarme a que deveremos estar atentos e traçando as diferentes formas de terapias de que hoje dispomos. No fundo, toda a informação básica para ficar a saber que o cancro tem tratamento, desde que detectado a tempo.
Centrando-se fortemente em casos reais, a obra conta com os relatos de quem viveu a doença e conseguiu seguir em frente, de familiares e amigos que acompanharam o paciente, bem como de médicos e profissionais de saúde, na sua batalha diária pela descoberta de tratamentos e métodos de diagnóstico mais eficazes.
Com uma revisão científica a cargo de especialistas em cada uma das áreas, Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro expõem, numa linguagem acessível, os mitos que rodeiam a doença, alertando para a importância do diagnóstico precoce.
Com prefácios de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e Manuel Sobrinho Simões, presidente do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), esta cerimónia de apresentação, agendada para as 17h30, contará com a participação activa do Dr. Leal da Silva, especialista em oncologia.