O Município de Resende e a Federação Portuguesa de Motonáutica, sob a égide da U.I.M. – União Internacional de Motonáutica, organizaram nos dias 16 e 17 de Julho, a quarta jornada do Campeonato do Mundo de Fórmula 4, que contou com a presença de 11 pilotos em representação da França, Reino Unido e Portugal.
Após a passagem deste Mundial pela Hungria/Dunaujvaros (21 e 22 de Maio), França/Epinay (04 e 05 de Junho) e Reino Unido/Stewartby (18 e 19 de Junho) foi a vez de Caldas de Aregos receber, pelo segundo ano consecutivo, esta importante prova de cariz internacional, com registo para a grande afluência de público que assistiu a esta etapa.
Com o tempo mais rápido nos treinos cronometrados Pedro Fortuna entrou da melhor forma nas águas do Rio Douro e assumiu desde o início o comando da corrida, o que lhe permitiu arrecadar a ambicionada vitória no Rio Douro e consolidar a segunda posição na tabela classificativa, reduzindo desta feita a desvantagem pontual que o separava do actual líder do Mundial, o britânico Scott Curtis, terceiro classificado neste Grande Prémio e que até à data vinha somando triunfos. A discussão pelo Título continua, por isso, na última etapa a realizar no próximo fim-de-semana em Figueira de Castelo Rodrigo, numa altura em que os dois pilotos se encontram separados por 15 pontos.
O também britânico e detentor do ceptro, Mark Williams concluiu na segunda posição e está agora mais próximo do terceiro classificado da geral, o inglês Brian Block que concluiu no quinto posto atrás do português Paulo Raposo.
Saliente-se ainda o bom desempenho dos pilotos lusos Luís Vilaverde, Eduardo Miranda e João Garcia que terminaram nos restantes lugares pontuáveis, enquanto a única presença feminina em prova, a francesa Marie-Line Hericher, penalizada com uma volta por cruzar a linha de partida posicionou-se em sétimo lugar.
Classificação Final: 1.º Pedro Fortuna (POR) – 20 pts; 2.º Mark Williams (GBR) – 17 pts; 3.º Scott Curtis (GBR) – 15 pts; 4.º Paulo Raposo (POR) – 13 pts; 5.º Brian Block (GBR) – 11 pts; 6.º Brian Shulver (GBR) – 10 pts; 7.º Marie-Line Hericher (FRA) – 9 pts; 8.º Luis Vila Verde (POR) – 8 pts; 9.º João Garcia (POR) – 7 pts; 10.º Eduardo Miranda (POR) – 6 pts; Filipe Gonçalves (POR) - DNQ
Integrado no programa do G.P. de Resende realizou-se ainda uma jornada do Campeonato
Nacional da classe T 850, com a vitória a pertencer a Tiago Évora.
Na prova dos PR 750 o triunfo foi de Inês Correia.
Classificação 2011 (após 4 jornadas)
Calendário de Provas 2011
Campeonato do Mundo F4