Foi um momento de festa para a Paróquia da freguesia de Resende e de grande satisfação e alegria para os muitos populares que acorreram ao local para assistir ao acontecimento, já que proximamente vão dispor de um local de culto localizado junto à área urbana, pois a actual Igreja Matriz encontra-se a mais de 1 km de distância da Vila.
A obra, que nesta 1.ª fase tem o valor de 650 mil euros, foi adjudicada à empresa Carmage, Engenharia e Construção, S. A., já se encontra em execução e vem tornar realidade uma ambição dos resendenses de há 40 anos.
Recorde-se que o novo templo ficará localizado no limite nascente da área urbana da Vila de Resende, nas imediações da escola Secundária D. Egas Moniz e do Posto da GNR e compreenderá uma traça moderna com uma Torre Sineira com desenvolvimento vertical e altura acentuada, que pretende estabelecer a marcação simbólica e religiosa do local. O edifício organiza-se de forma a estabelecer a hierarquização dos diferentes espaços previstos: acesso/entrada, templo, presbitério/altar, baptistério e pátio, sendo que ainda está prevista a construção de uma Capela Mortuária.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “trata-se de uma data com muito significado para a comunidade resendense, já que a nova Igreja vem responder a um anseio que remonta à própria fundação da sede do concelho. O que estamos a fazer a partir da Câmara Municipal é garantir respostas a todos os níveis daquilo que é a vontade de vincarmos modernidade, ainda mais importante nos tempos exigentes como os de hoje”.
O dia ficou também marcado pela celebração das Bodas de Diamante Sacerdotais do Padre António Martins, Pároco da Freguesia de Resende há 44 anos para quem esta obra era um sonho. Do programa das celebrações constou, ainda, uma eucaristia de acção de graças na Igreja Paroquial e um lanche-convívio, na nova sede dos escuteiros, em Minhães, onde marcaram presença autoridades locais, a comunidade em geral e os familiares e amigos do sacerdote.