A população de Cinfães, desde meados de Junho, tem à sua disposição oito contentores instalados pela empresa Ultriplo para doação de roupa, calçado e brinquedos usados em prol de famílias carenciadas.
Esta acção decorreu de um protocolo formalizado em Março entre a Câmara Municipal Cinfães e a empresa Ultriplo, com sede em Braga, que tem como objectivos as doações e a reciclagem de objectos inutilizados.
Os contentores foram colocados em vários pontos do Concelho: um em Nespereira, na avenida Acesso ao Centro Escolar; um em Souselo, no largo da feira do Couto; um em Tarouquela, próximo ao Centro Escolar; um em Tendais, junto à sede da Junta de Freguesia; um em Oliveira do Douro, ao lado do ecoponto; e três em Cinfães, um no Mercado Municipal e dois junto ao Ecomarché.
Sob o lema “doar a quem precisa é cuidar do planeta, usar roupa em segunda mão é fashion", os cinfanenses podem agora depositar todo tipo de roupas, calçado brinquedos e material escolar, mesmo que estejam em mau estado (roto, sujo). As pessoas devem colocar o material sempre em sacos (pode ser de papel ou plástico) bem fechados.
Após um processo de triagem, os bens que estiverem em bom estado serão enviados para países necessitados como África, Síria e Turquia, no entanto caso algumas Instituições do Concelho o solicitem, têm prioridade e os bens ser-lhes-ão doados. Os bens em mau estado de conservação, e que puderem ser reciclados, seguirão esse fim, de modo a não sobrecarregarem a quantidade de resíduos depositados em aterro, o que traz vantagens a nível ambiental e financeiro.