No dia 14 de Julho decorreu a apresentação pública no novo Agrupamento de Escolas de Resende e respectiva Comissão Administrativa Provisória, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal e que contou com a presença do Presidente da Câmara, António Borges.
A Comissão Administrativa Provisória (CAP) é composta por Manuel Luís Tuna, António Miranda de Carvalho e Maria Isabel Moreira, sendo que o novo Agrupamento passa a integrar a Escola Secundária D. Egas Moniz, a EB2 D. António José de Castro, o Centro Escolar de Resende e de S. Martinho de Mouros e as Escolas do 1.º Ciclo de Freigil, S. Cipriano, S. Romão e Ovadas.
Assim, do agrupamento fazem parte cerca de 2000 alunos distribuídos pelos diversos níveis de ensino, 170 professores e mais de 100 assistentes técnicos e operacionais.
Durante a cerimónia, o presidente da CAP, Manuel Luís Tuna, sublinhou que “somos um agrupamento cujas escolas sempre tiveram o apoio activo e empenhado da Câmara Municipal nos seus projectos e iniciativas e na gestão das instalações e pessoal não docente, e na linha da frente para que a requalificação do parque escolar fosse uma realidade no concelho”.
António Borges afirmou que “a autarquia nunca diminuiu ao investimento na educação e não retiraremos à educação aquilo que é para nós um investimento no futuro de Resende. Está consignada a obra do Centro Escolar de S. Cipriano e todo o nosso parque escolar está, neste momento, em modernização, porque é a qualidade do projecto educativo que tem de se impor num meio como o de Resende. É esse salto que nós hoje aqui estamos a dar com a fusão dos agrupamentos, valorizando por igual todos os graus de ensino”.
A nova unidade orgânica resulta da aplicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010, de 14 de Junho, visando a articulação entre todos os ciclos e níveis de ensino e consequente melhoria, para os alunos, das condições de aprendizagem e da possibilidade de um maior sucesso educativo.