No âmbito da tradicional Feira de S. Cristóvão, que se realiza todos os anos no dia 25 de Julho, na freguesia de Felgueiras, em Resende, o Presidente da Câmara Municipal, António Borges, procedeu à entrega de incentivos aos produtores de gado de raça arouquesa.
Este ano foram atribuídos prémios a 175 animais, correspondendo a um total de 17.500,00 euros em incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional, que atribui por uma única vez e por animal, um prémio de cem euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa, com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, tendo ou não sido abatidos.
Do programa da Feira constou ainda um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa e respectiva entrega de prémios.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “esta é uma forma de apoiar directamente o mundo rural e, sobretudo, chegar com incentivos aos que menos capacidade, muitas vezes, têm de se fazer ouvir ou representar. Estamos a apoiar com toda a certeza os que têm menos capacidade económica e, por outro lado, a promover um produto marcante na região”.
De referir que o aparecimento da raça arouquesa se perde no tempo, apontado-se a sua possível origem celta. São animais cuja rusticidade se torna evidente na valorização que fazem dos escassos recursos alimentares da sua zona de criação, adaptando-se bem ao clima agreste que por vezes enfrentam, como é o caso da Serra do Montemuro. São grandes procriadores de vitelos e produtores de leite de qualidade excelente e a sua carne é considerada a melhor a nível nacional, pois caracteriza-se por uma consistência e suculência únicas.