Encontra-se no terreno a empreitada para a construção do Centro Escolar de S. Cipriano, em Resende, que irá albergar os cerca de 150 alunos que frequentam as escolas situadas nas freguesias de Freigil, S. Cipriano, S. Romão e Ovadas.
A obra, avaliada em 1,5 milhão de euros, envolve a reabilitação do edifício escolar existente bem como a construção de dois novos edifícios adjacentes.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “este é o último investimento em Centros Escolares e, com toda a certeza, a partir de 2013 teremos toda a nossa população agrupada em três Centros Escolares, dois dos quais, como se sabe, estão já a funcionar com um enorme sucesso. Seria, por isso, impensável não fechar a reestruturação da nossa rede escolar e é isso mesmo que o novo Centro de S. Cipriano representa”.
O Centro Escolar de S. Cipriano, juntamente com os Centros Escolares de S. Martinho de Mouros (inaugurado em Setembro de 2007) e de Resende (em funcionamento desde Setembro de 2010) colocam o concelho na linha da frente com um modelo de ensino qualificado.
O edifício existente será reformulado e destinado a comportar as salas de direcção, psicologia, posto de primeiros socorros, gabinete da associação de pais e encarregados de educação e atendimento, bem como as salas de trabalho de professores e educadores, instalação sanitária e um arrumo.
As instalações do pré-escolar desenvolver-se-ão apenas num piso, contemplando os espaços de ensino, as salas de actividades e vestíbulos das crianças, a sala repouso, as instalações sanitárias, a sala de educadores e uma sala para arrumos.
O 1º ciclo organiza-se em dois pisos, sendo que no piso 00 (piso de entrada) localizar-se-á o átrio que comunica com o espaço de ensino e o espaço de centro de recursos (biblioteca, audioteca, cineteca, videoteca e informática). No piso -01 localizam-se as 4 salas de aula e a arrecadação de material didáctico assim como o acesso ao recreio exterior, sendo que o piso -02 comunica com as duas volumetrias de ensino, estendendo-se transversalmente sobre o terreno e contempla os espaços de apoio geral (como o refeitório) e o espaço de recreio coberto.
Com a construção deste terceiro Centro Escolar, a Câmara de Resende aposta na modernização do ensino no concelho, desde o ensino pré-escolar e ensino básico ao ensino secundário, já que decorrem no terreno as obras de requalificação da Escola Secundária, fazendo de Resende o primeiro concelho do país a requalificar todo o seu parque escolar.