A Escola do 2.º Ciclo do Ensino Básico de Resende foi inaugurada no dia 15 de Setembro depois de um investimento de 600 mil euros em obras de remodelação e modernização. A cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, marcou a abertura do novo ano lectivo no concelho.
A EB2 é frequentada por 312 alunos, tem 18 salas de aula, uma sala de apoio a alunos com multideficiência, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, balneários e pavilhão desportivo. As obras de remodelação contemplaram o arranjo dos telhados, rede eléctrica, novos pavimentos, melhores acessibilidades, pintura, casas de banho, substituição do mobiliário das salas de aula e uma nova cozinha com melhores condições de trabalho.
Durante a cerimónia, António Borges afirmou que “uma sociedade que não investe na educação, é uma sociedade que terá problemas sérios no futuro e que jamais conseguirá responder às ambições e aos anseios da população. Nós continuaremos o caminho da melhoria da qualidade de ensino, da melhoria da qualidade de funcionamento das nossas escolas, porque só com uma escola capaz teremos condições para enfrentar o futuro desta terra que é a nossa terra de Resende”.
O Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna, referiu que “estamos aqui para festejar a requalificação desta escola, que ao fim de quase 35 anos de existência está cada vez mais acolhedora, cada vez mais confortável, melhor equipada e modernizada para enfrentar a nobre tarefa que tem de desempenhar” e agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal “o apoio nas obras realizadas, pelas oportunidades desta realização e pela importância que atribui à educação no concelho”.
As obras realizadas nesta escola integram o programa de modernização das escolas dos ensinos secundário e básico 2/3 promovido pelo Ministério da Educação, a cargo da Parque Escolar, que congrega a requalificação da Escola Secundária D. Egas Moniz, cujas obras ainda se encontram a decorrer, num pacote orçado em 12,8 milhões de euros, no maior investimento público alguma vez realizado no concelho.