A Associação de Municípios do Vale do Douro Sul (AMVDS), que integra dez Municípios, acaba de dar um passo importante na sua modernização administrativa e no conjunto dos municípios que a constituem. No dia 7 de Outubro, os dez Presidentes de Câmara ficaram ligados em rede a partir da Gestão Documental instalada na Associação, o que lhes permite estarem permanentemente em contacto e com acesso completo a toda a documentação e funcionamento daquela organização.
Com este procedimento os serviços prestados pela AMVDS encontram-se totalmente informatizados, o papel praticamente desaparece, já que todos os registos são realizados em computador desde o início até ao fim, o que permite reduzir a circulação de documentos em papel, reduzir o tempo de circulação, facilitar o acesso aos documentos, automatizar os processos e tornar a Associação mais ágil.
Assim, tudo aparece registado nos Ipads que foram distribuídos pelos Presidentes, constituindo-se um instrumento de trabalho através do qual todos têm acesso à Gestão Documental e a todo o tipo de informação que circula dentro da Associação. Com este processo de desmaterialização toda a estrutura fica ligada em rede sendo que tudo fica alcance de um “click”.
De referir que na Assembleia Intermunicipal ficou, ainda, decidido iniciar um processo que poderá conduzir à desmaterialização integral de todas as estruturas Municipais dos dez concelhos envolvidos, o que poderá representar, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Resende e Presidente da AMVDS, António Borges, “um importante contributo para melhorar o funcionamento dos serviços públicos, uma maior rapidez na resposta dos problemas do cidadão, bem como uma clara diminuição dos custos de funcionamento das estruturas municipais”.
Refira-se, ainda, que o projecto de desmaterialização integral lançado a partir da AMVDS contempla também o lançamento de portais dos executivos camarários e das respectivas assembleias, o que só por si constitui um significativo facilitar da circulação de documentos e a sua consulta, não só pelos titulares dos cargos, mas também pelo cidadão em geral.
Recorde-se que a AMVDS foi fundada em 1997 e é constituída pelos 10 concelhos do Norte do distrito de Viseu: Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca.