Nesse sentido, Ismael Pereira, TAS dos Bombeiros Voluntários de Resende, acedeu ao nosso convite e veio falar um pouco sobre Suporte Básico de Vida. Queriamos que os nossos Afonsinhos estivessem preparados para alguma situação que surja na sua vida, na dos seus amigos e dos seus familiares, e eles estejam munidos de alguns ensinamentos que podem manter o acidentado estável até á chegada dos meios de socorro.
Como devem calcular não consigo exprimir ou traduzir em palavras a satisfação com que observei as suas reacções, a sua atenção e a sua dedicação á importância desta actividade. Eles estavam divertidos, alegres e a aprender!!! Tomara eu no meu tempo de escola e de futebol saber algumas coisas que eles aprenderam ontem.
A primeira parte foi teórica para eles perceberem um pouco do que falavamos, mas a parte práctica que tinhamos pedido ao Ismael que preparasse, foi ainda mais extraordinária e comovente.
Eles pediam ajuda alto e bom som, chamavam pelos colegas, verificavam se haveria alguma coisa na cavidade bocal que impedisse a ventilação, eles procuravam a pulsação no pescoço e verificavam se os colegas ventilavam, e se fosse precisso fariam as 30 compressões e as 2 insuflações necessárias.
Aprenderam também algumas manobras para ajudar alguém que se sentisse entalado, o que na escola acontece algumas vezes.
Para nós é um orgulho vê-los crescer, vê-los aprender e com uma tenra idade estarem já bem preparados para a vida e para as facilidades e dificuldades que lhes aparecerão.
Como mentores deste projecto sentimos-nos orgulhosos, babados e realizados.
Um grande agradecimento ao Ismael e o nosso muito obrigado.