Acácio Pinto Deputado do PS |
Os temas deste ano são as redes sociais. Para o ensino básico na vertente do “combate à discriminação” e para o ensino secundário na da “participação e cidadania”.
Estamos perante um programa que conta, já, com dezasseis anos de existência e que tem tido um forte compromisso de adesão por parte das escolas de todo o país que, de ano para ano, têm vindo a aumentar a sua participação.
Em cada escola, sob a coordenação de um professor, os alunos constituem-se como verdadeiros promotores do debate de ideias, tão fundamental nos nossos tempos de isolamento. A intervenção cívica e política é uma das dimensões que mais devemos aprofundar, hoje, como forma de trazermos para os debates os mais variados contributos que depois de confrontados e contraditados com os dos outros são votados pelos pares, na escola, depois a nível distrital e finalmente, na sessão nacional, na Assembleia da República.
Já participei este ano e nos anteriores em diversas sessões deste programa e guardo das mesmas a melhor das opiniões uma vez que os alunos revelam um genuíno interesse em deixarem os seus pontos de vista e em colocarem as mais diversas questões relacionadas com o tema, no caso presente, com a segurança das redes sociais virtuais, com o ciber crime, com a partilha de informação pessoal. Mas apresentam também pontos de vista sobre as virtualidades e críticas que as redes sociais podem ter relativamente ao combate à discriminação e à participação e cidadania.
Há, porém, alguns elementos que me parecem relevantes neste âmbito ter em conta, como sejam o facto de, no nosso quotidiano, não deixarmos de ter redes sociais reais, “face to face”, com reais diálogos de voz sem a intermediação de um computador. Essas são redes sociais que não podemos descurar e que nos fazem ter perceções únicas e fundamentais para o desenvolvimento e aprofundamento de emoções vivas que, a virtualidade de uma rede, pela dúvida real de quem está do outro lado, não consegue.
Fica aqui, pois, da minha parte uma saudação para todas as escolas e agrupamentos envolvidos neste programa e para todos os professores e alunos que dão corpo a este verdadeiro programa de educação cívica e de cidadania.