Neste mês de Janeiro, o ciclo chega ao fim dia 26, quinta-feira, a partir das 19h30, com uma sessão que percorre a história do termalismo e dos sanatórios, com seis filmes dos anos vinte a sessenta. Esta sessão será apresentada pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, especialista em arquitecturas da saúde.
Trata-se de uma sessão sobre a "paisagem que cura", das águas e dos ares, imagens raras dos sanatórios e das termas, no primeiro caso quando a tuberculose grassava nas grandes cidades e quatro documentários mostrando a evolução das infra-estruturas termais e a ligação, cada vez mais importante, com o turismo.
Nesta sessão será protocolado mais um restauro de um filme histórico turístico, entre a Comissão Nacional e a Cinemateca Portuguesa, desta vez a película "Os Monumentos de Belém", de 1960, do realizador António Lopes Ribeiro. Estarão presentes Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, e Carlos Mamede, vogal executivo desta Comissão Nacional e vice-presidente da Fundação INATEL.
As comemorações do Centenário do Turismo em Portugal decorrem desde o início de 2011 e prolongam-se até Maio de 2012, sendo marcadas pelo Congresso do Centenário, realizado no passado mês de Maio, em Lisboa, mais de três dezenas de encontros técnico-científicos, em todo o país, 11 exposições ou mostras, que já ultrapassaram os 100.000 visitantes, um conjunto de passeios e, ainda, passatempos e concursos.
O Centenário do Turismo em Portugal tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio do Governo de Portugal, cujo executivo anterior confiou na Comissão Nacional o cumprimento do programa das comemorações.
Programa de "Imagens de Portugal" (26 de Janeiro):
Termas e Sanatórios
CALDAS DE CANAVEZES
Portugal, 1922 / 4 min
SETÚBAL SANATÓRIO DO OUTÃO
de Virgílio Nunes
Portugal, 1930 / 10 min
CARAMULO
Portugal, 1936 / 8 min
CALDAS DE AREGOS
de Armando de Miranda
Portugal, 1945 / 9 min
A NOSSA RIQUEZA TERMAL
de Cândido da Costa Pinto
Portugal, 1961 / 20 min
ÁGUAS VIVAS
de Alfredo Tropa
Portugal, 1969 / 10 min
Duração total da sessão: 61 min
Sala Luís de Pina
Qui. [26] 19:30