O programa inicia-se às 16h30 com a benção do edifício seguindo-se uma visita às novas instalações e uma sessão solene no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia de Resende.
O lar residencial para pessoas com necessidades especiais é um investimento de 500.000,00 euros comparticipado em 75% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).
Instalado no antigo edifício do Centro de Saúde de Resende, o novo equipamento tem capacidade para 18 camas para utentes com média deficiência, espaços de convívio, atendimento médico, enfermagem e gabinetes de psicologia. Inclui, ainda, serviços de medicina física e reabilitação (fisioterapia) com capacidade para atender 250 utentes por dia. Este serviço tem convenção com o Serviço Nacional de Saúde e é constituído por um corpo técnico de dois médicos fisiatras e oito terapeutas.
Esta nova valência vem colmatar lacunas existentes e dar uma resposta às pessoas com necessidades especiais na área da saúde, não só do concelho, mas de toda a região envolvente.