A visita iniciou-se na sede de concelho, onde há poucas semanas teve início a obra de requalificação do Jardim Francisco Sá Carneiro/Praça da Fonte Nova. Esta intervenção insere-se na candidatura formulada pelo Município de Baião ao projeto "Parcerias para a Regeneração Urbana" e, como tal, 80 por cento dos investimentos efetuados são suportados por fundos comunitários. Esta intervenção foi adjudicada por 748 mil euros e vai consistir no reperfilamento da praça, na criação de espelhos de água, zona de lazer e condições para a instalação de esplanadas. Pretende-se, em suma, melhorar a atratividade da vila de Baião, tanto para os seus habitantes, como para os visitantes.
No domínio da Educação, José Luís Carneiro visitou as empreitadas de construção dos Centros Escolares de Eiriz (1,6 milhões de euros) e de Santa Cruz do Douro (792 mil euros), que beneficiam de taxas de comparticipação na ordem dos 80 por cento, por parte dos fundos comunitários. Estas obras vão permitir a criação de modernos estabelecimentos de ensino, com capacidade para 280 alunos do ensino básico, no caso de Eiriz, e de 96 alunos, no caso de Santa Cruz do Douro. Estas escolas vão agrupar alunos de diversas freguesias e visam garantir que a cada sala de aulas corresponde um único nível de ensino.
Em Santa Marinha do Zêzere foi visitada a obra de construção da piscina de ar-livre. Esta estrutura representa um investimento de 335 mil euros a que se somam investimentos de 150 mil euros para a criação da via de acesso aquele equipamento de lazer e recreio (o acesso far-se-á entre a ponte da Lage e o interior do terreno situado na leira da Quinta de Entre Águas). Está em construção a criação de um espaço para adultos e outro para crianças, sendo que o equipamento vai ser complementado com um bar de apoio, posto médico e estacionamento para 27 viaturas.
O périplo realizado por José Luís Carneiro contemplou ainda as freguesias de Teixeiró e de Tresouras. Na primeira, está a ser construído o Centro Paroquial de Teixeiró, uma obra levada a cabo pela paróquia local, que tem sido apoiada pela autarquia (foram já transferidos 30 mil eurso) na criação desta estrutura de funções polivalentes, destinada a servir de ponto de encontro e de convívio para a população local. Revestida com o xisto típico daquela zona onde as influências do douro vinhateiro são já muito marcadas, esta obra agrega a si também um muro de suporte construído pela autarquia no valor de 14 mil euros.
Em Tresouras, José Luís Carneiro comprovou a qualidade da pavimentação da obra de acesso a Sobreira, uma via de comunicação que torna mais fácil a circulação entre as freguesias de Tresouras e de Loivos da Ribeira e na qual a Câmara de Baião investiu 21 mil euros.