Na mesa de convidados para apresentar a obra, estiveram presentes Dulce Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Resende; Acácio Pinto, deputado da Assembleia da República; António Borges, presidente da Câmara Municipal de Resende; e Fernando Pereira, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros.
Este livro faz «um caminho pelas emoções», como nos diz a sua introdução e apresenta uma recolha fotográfica bastante expressiva e de grande importância para todos os resendenses. Desta recolha fazem parte as características pitorescas do concelho, as tradições, o Douro, a cavaca e a cereja. As fotografias são de João Paulo Souto Mayor, José Vicente, Foto Ideal, Francisco Piqueiro e Alexandre Correia. Os textos são de António Borges.
Acácio Pinto diz que este livro «vai ser um livro presente para sempre». Acrescenta ainda que nos «traz Resende de uma perspectiva da imagem, o que se torna muito mais forte do que as palavras».
António Borges entende que «o livro fala por si». Depois de fazer alguns agradecimentos, o mesmo explicou que não haveria melhor sítio para apresentar este livro do que em S. Martinho de Mouros: «S. Martinho foi a primeira terra da região a quem foi concedido foral. Fazia todo o sentido que fosse aqui. Não havia melhor sítio». Adiantou ainda que «acrescentar alguma coisa a um espaço onde está a nossa gente e nós próprios» era um dos objectivos do livro.
Dulce Pereira vê este livro como «a continuidade do imenso trabalho que temos feito a nível da cultura, um livro de referência para muita gente, a tradução do que estamos a fazer. Uma imagem vale mais que mil palavras e este livro é o nosso embaixador. Todas as pessoas que o partilharem vão deixar uma curiosidade enorme nas pessoas a quem o mostrarem. Está aqui a nossa história. Vai ficar no rol dos livros imortais.»
O auditório esteve cheio e foi oferecido a todos os presentes um exemplar da obra que não será posta à venda.
Fotografia: Gabinete de Comunicação da CMR